Com dois casos confirmados Manari segue intensificando as ações para barrar a entrada do novo coronavírus

O segundo diagnóstico de covid-19 no município trata-se de uma puérpera (residente da zona rural) que devido a uma gestação de alto risco teve parto realizado em hospital de referência no Recife, ao realizar exames de acordo com o protocolo da instituição foi coletado Swab e o resultado foi positivo, a paciente segue em tratamento no hospital do Recife e está assintomática, também registramos dois(2) casos suspeitos que são contatos de um caso positivo que apresentam sintomas leves.

Os dois casos confirmados são residentes da zona rural, uma criança de 5 anos de idade do Sitio Lagoa do Teixeira e uma mulher de 35 anos do Sitio Salite-Estivas.

Hoje acrescentamos no boletim o número de investigados que são pacientes que apresentaram sintomas gripais, e que não se enquadraram nos casos suspeitos, mas foram testados por solicitação médica.

 

Manari segue as orientações da secretaria estadual de saúde (SES-PE) e adere a testagem de todos as pessoas que apresentam sintomas gripais, os testes estão sendo feitos em nosso centro de testagem que fica no hospital de campanha

 

A secretaria municipal de saúde ressalta que no momento não é considerado casos ativos no município, pois os casos positivos tratam-se de pacientes que possivelmente foram infectados em hospitais de outros municípios.

 

Manari foi a última cidade do estado de Pernambuco a registrar casos confirmados da doença, atribuímos isso as ações realizadas desde o registro dos primeiros casos no estado, fomos uma das primeiras cidades em nossa região a adotar restrições no funcionamento do comércio, cancelar feiras livres no município entre outras ações importantes, realizamos a sanitização diária de pontos com maior fluxo de pessoas, implantação de lavatórios públicos em pontos estratégicos, orientação para a população e barreiras sanitárias nas entradas da cidade. Implantamos o hospital de campanha mesmo quando ainda não tínhamos casos confirmados.

 

Continuamos com ações na prevenção ao coronavírus no município e pedimos a nossa população para manter o isolamento e o distanciamento social, e só sair de casa em caso de extrema necessidade. Continuamos seguindo os protocolos do Ministério da Saúde (MS) e da secretaria estadual de saúde.

 

Se puder fique em casa, se precisar sair use máscara.

 

Confira os números de nosso boletim dessa quarta-feira (22):

 

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Segunda a Sexta-feira. Das 08:00 à 13:00

Rua Nova, s/n
CEP: 56.565-000, Centro - Manari-PE

pmmanari.gov@gmail.com