NOVEMBRO AZUL: UM MÊS DEDICADO A PREVENÇÃO DO CÂNCER DA PRÓSTATA

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Neste intuito através da secretaria municipal de saúde de Manari com parceria da atenção básica, NASF (Núcleo De Apoio à Saúde da Família) e Academia da Saúde promoverá ações do novembro azul voltado para saúde do homem com teste rápidos, exames de PSA (Antígeno Prostático Especifico), consulta médica, consulta de enfermagem e consulta odontológica nas unidades básicas de saúde de nosso município, sabemos e priorizamos a promoção a saúde como ferramenta fundamental no combate ao câncer de próstata que acomete a população masculina, procure o posto mais próximo da sua casa e participe conosco desse momento especial no cuidado ao homem.

Nossa Primeira ação alusiva ao Novembro Azul aconteceu na UBS (Unidade Básica de Saúde) Manoel Clarindo do Nascimento no Sitio Estivas nesta terça-feira (14).

Veja os registros fotográficos:

ASCOM.